quarta-feira, 25 de maio de 2011

Assentos Preferenciais!

Assentos preferenciais apresentam cores diferentes(acima
 trem serie 7000 assentos comuns vermelhos e preferencial cinza)
Quantas vezes não escutamos o clássico aviso que é emitido nos trens da CPTM e do Metro: "Ding Dong: Os assentos com indicação são de uso preferencial respeitem esse direito!", muitas vezes não? 


Por mais que seja um direito e um gesto de educação esses assentos não são respeitados pelos demais usuários, muitas vezes ocorrem brigas e discórdias caso que é muito relatado a mim que sou usuário diario e sempre costumo conversar com os demais usuários do sistema.


Sinalização usada para indicar o uso do assento preferencial
Esses assentos preferenciais sao um direito garantido pela lei 10.048/00 de 08.11.2000 dando prioridade ao atendimento às pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo.


Nos trens da CPTM e nos do Metro esse bancos apresentam cores diferentes dos demais bancos localizados no salão do trem e junto a eles são encontradas placas informando que o assento é preferencial, mas se não houver a presença de pessoas com essas necessidades o uso é livre.



Portanto o recado foi dado agora vai do bom senso e da educação de cada usuário, caso na proxima estação entre um usuário com necessidades especiais ceda o lugar a ele lembre-se quem faz o sistema não é ninguém mais e ninguém menos que o usuário, faça sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário