Linha 8 Diamante

A Linha 8 - Diamante da CPTM compreende o trecho definido entre as estações Júlio Prestes e Itapevi, com extensão operacional entre as estações Itapevi e Amador Bueno. Até março de 2008 denominava-se Linha B - Cinza.
A Linha 8 tem 35,28 quilômetros de extensão de Júlio Prestes a Itapevi e vinte estações, servindo a sub-região oeste da Região Metropolitana de São Paulo, composta pelos municípios de ItapeviJandiraBarueriCarapicuíba e Osasco, além de bairros a oeste da capital até a estação Júlio Prestes, no centro. Além de Itapevi, há um trecho de extensão operacional até Amador Bueno com 6,3 quilômetros.
A linha foi inaugurada em 1875 com o primeiro trecho da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, que ligava a atual Estação Júlio Prestes (ao lado da Estação da Luz, em São Paulo) a Sorocaba. Esta linha teve uma importância histórica muito grande, principalmente para o nascimento de cidades que margeavam a ferrovia, como Itapevi, Jandira, Mairinque e Osasco.
Em 1934 foram criados oficialmente os serviços de transporte suburbanos, nascidos "da expansão urbana experimentada por municípios como Osasco, Itapevi [e] Carapicuíba", segundo análise do jornal Folha de S. Paulo mais de quarenta anos depois.  A linha seria eletrificada entre 1944 e 1945, época em que os serviços suburbanos já atingiam Amador Bueno. Entre as décadas de 1950 e 1960 a linha sofreu sua primeira reforma, tendo sido adquiridos em 1958 os TUE Kawasaki-Toshiba (atual série 4800 da CPTM). Esses trens, entretanto, sofreram um desgaste "fora do comum", e apenas sete anos depois o sistema já demandava ampliação.  Enquanto em 1959 as linhas de subúrbio da Sorocabana transportaram cerca de dezesseis milhões de passageiros, doze anos depois esse número dobrou, com o sistema permanecendo praticamente igual.
Em 1971 a ferrovia passou a ser administrada pela nova estatal Ferrovia Paulista S.A. – FEPASA, que no final da década de 1970 e início da década de 1980 renomeou a linha como Linha Oeste promovendo uma completa reforma nos seus serviços de trens metropolitanos, reconstruindo todas as estações da linha (exceto Júlio Prestes) e ampliando a bitola de um metro para 1,60 metro entre Júlio Prestes e Itapevi, adquirindo os TUE Francorail-Cobrasma (atual série 5000 da CPTM) e reformando os TUE Toshiba usados na extensão entre Itapevi e Amador Bueno. Até agosto de 1998 os trens metropolitanos atenderam também as estações entre Amador Bueno e Mairinque, cruzando todo o município de São Roque, já fora da Região Metropolitana de São Paulo.
Em 1996 os serviços passaram às mãos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que unificou os serviços de trens metropolitanos da Grande São Paulo.
Das estações Júlio Prestes e Barra Funda, na capital, até Itapevi, com extensão operacional até Amador Bueno, nesse mesmo município; atende ainda Osasco, Carapicuíba, Barueri e Jandira.
Santa Rita, Cimenrita, Ambuitá e Amador Bueno são consideradas "paradas" e não "estações", pois não possuem qualquer infraestrutura interna, tais como agência de estação, bilheterias e outros serviços. O embarque nestas paradas é gratuito, sendo que os passageiros só pagam o valor da passagem se efetuarem a transferência para os trens que seguem para Júlio Prestes, em Itapevi.
A Linha 8 em sua articulação com a Linha 9 é estratégica na montagem de um bom sistema de transferência e integração modal. De Lapa a Barra Funda, as linhas 8 e 7 (que atende à sub-região noroeste da Região Metropolitana) seguem em faixas independentes, separadas por uma área ocupada em alguns trechos por edificações e equipamentos urbanos.
Neste ponto há a proposta de deslocar a Linha 8 para a atual faixa de domínio da linha 7, resultando na utilização, pelas duas linhas, de uma única estação na Lapa e na Água Branca, proporcionando melhor inserção urbana e liberando áreas para outros investimentos.
Características:
Júlio Prestes ↔ ItapeviItapevi ↔ Amador Bueno
Extensão35,28 km6,33 km
Intervalo entre trens (pico)7 min30 min
Quantidade de estações204
Trens (hora pico)173
Tempo de percurso59 min21 min
Distância média entre estações1.857m1.585m
Oferta de lugares no pico24.2401.402
Velocidade média operacional36 km/h18 km/h
Passagens em nível23
Dados Técnicos das estações:

SiglaEstaçãoMunicípioObservaçõesMDU (05/2008)
JPRJúlio PrestesSão Paulo12.337
BFUPalmeiras-Barra FundaSão PauloIntegração gratuita com a Linha 7-Rubi da CPTM, com a Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo e Acesso ao Terminal Rodoviário da Barra Funda.136.235
LABLapaSão PauloIntegração tarifada com o Terminal Lapa da SPTrans.19.866
DMODomingos de MoraesSão Paulo10.513
ILEImperatriz LeopoldinaSão Paulo15.863
PALPresidente AltinoOsascoIntegração gratuita com a Linha 9-Esmeralda.7.861
OSAOsascoOsascoIntegração gratuita com a Linha 9-Esmeralda, acesso ao Terminal Rodoviário de Osasco.38.325
CSAComandante SampaioOsasco11.057
QTUQuitaúnaOsasco3.443
GMCGeneral Miguel Costa(ex km 21)OsascoAcesso ao Terminal Urbano de ônibus do km 2112.997
CPBCarapicuíbaCarapicuíbaAcesso ao Terminal Urbano de ônibus de Carapicuíba.26.134
STESanta TerezinhaCarapicuíba1.065
AJOAntônio JoãoBarueri3.920
BRUBarueriBarueriIntegração tarifada com o Terminal Intermunicipal de ônibus de Barueri.15.055
JBEJardim BelvalBarueri2.640
JSIJardim SilveiraBarueriIntegração tarifada com o Terminal Intermunicipal de ônibus do Jardim Silveira.5.813
JDIJandiraJandiraAcesso ao Terminal Intermunicipal de ônibus de Jandira.9.455
SCOSagrado CoraçãoJandira2.054
ECDEngenheiro CardosoItapevi5.079
IPVItapeviItapeviIntegração gratuita com a extensão operacional para Amador Bueno. Cartão Benfácil da Benfica BBTT.24.624

MDU = média de passageiros embarcados por dia útil em cada estação, desde o início do ano. Nas estações com duas ou mais linhas o MDU representa a totalidade de passageiros embarcados na estação, sem levar em conta qual linha será utilizada pelo usuário.

Extensão Operacional

O trecho da extensão operacional atualmente está desativado para processo de modernização.


SiglaEstaçãoMunicípioObservações
IPVItapeviItapeviModernização entregue em 1 de outubro de 2010
SRTParada Santa RitaItapeviParada Demolida
CMRParada CimenritaItapeviParada Demolida
AMBParada AmbuitáItapeviParada Demolida
ABUParada Amador BuenoItapeviParada Demolida
Estações:


ESTAÇÃO JÚLIO PRESTES

Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Praça Júlio Prestes, 148, Bom Retiro, São Paulo

ESTAÇÃO PALMEIRAS-BARRA FUNDA

Inauguração: 18 de Dezembro de 1988
Endereço: Rua Mário de Andrade, 684, Barra Funda, São Paulo

Integração gratuita com a Linha 7 da CPTM, Linha 3 do Metrô e com o Terminal Rodoviário
ESTAÇÃO LAPA

Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Rua Guaicurus, 1438, Lapa, São Paulo

ESTAÇÃO DOMINGOS DE MORAES

Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Rua João Tibiriçá, s/nº, Vila Anastácio, São Paulo

ESTAÇÃO IMPERATRIZ LEOPOLDINA

Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Rua Major Paladino, 08, Vila Leopoldina, São Paulo

ESTAÇÃO PRESIDENTE ALTINO

Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Rua Abílio Mendes, 08, Presidente Altino, Osasco

Integração gratuita com a Linha 9 da CPTM

ESTAÇÃO OSASCO

Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Praça Antonio Menck, s/nº, Centro, Osasco

Integração gratuita com a Linha 9 da CPTM

ESTAÇÃO COMANDANTE SAMPAIO

Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço:Avenida Autonomista, 5100, Comandante Sampaio, Osasco

ESTAÇÃO QUITAÚNA

Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Praça A. R. Tavares, s/nº, Quitaúna, Osasco

ESTAÇÃO GENERAL MIGUEL COSTA

Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Avenida Autonomistas, s/nº, Vila Quitaúna, Osasco

ESTAÇÃO CARAPICUÍBA

Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Rua Max Zandron, s/nº, Centro, Carapicuíba

ESTAÇÃO SANTA TEREZINHA

Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Rua Dep. Emílio Carlos, 900, Santa Terezinha, Carapicuíba

ESTAÇÃO ANTONIO JOÃO

Inauguração: 25 de Novembro de 1982
Endereço: Parada Antonio João, 20, Antonio João, Barueri

ESTAÇÃO BARUERI

Inauguração: 05 de Novembro de 1982
Endereço: Praça São João Batista, 30, Centro, Barueri

ESTAÇÃO JARDIM BELVAL

Inauguração: 11 de Março de 1983
Endereço: Av. Grupo Bandeirantes, s/nº, Jardim Belval, Barueri

ESTAÇÃO JARDIM SILVEIRA

Inauguração: 11 de Março de 1982
Endereço:Rua Fernão Dias Paes Leme, s/nº, Jardim Silveira, Barueri

ESTAÇÃO JANDIRA

Inauguração: 11 de Março de 1983
Endereço: Rua João Balhesteiro, 50, Centro, Jandira

ESTAÇÃO SAGRADO CORAÇÃO

Inauguração: 20 de Fevereiro de 1987
Endereço: Rua Francisco José Longo, 402, Sagrado Coração, Jandira

ESTAÇÃO ENGENHEIRO CARDOSO

Inauguração: 20 de Fevereiro de 1987
Endereço: Rua Nelson F. Costa, s/nº. Engenheiro Cardoso, Itapevi



ESTAÇÃO ITAPEVI

Inauguração em: 11 de Março de 1983
Endereço: Rua Pires de Oliveira, 51, Centro, Itapevi











Trens:

Série 5000 

Série 7000(empréstimo)











Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_8_da_CPTM
Imagens: Raul#Mafersa