Linha 7 Rubi


A Linha 7 - Rubi da CPTM compreende o trecho definido entre as estações Luz ↔ Francisco Morato / Extensão: Francisco Morato ↔ Jundiaí. Até Março de 2008, denominava-se Linha A - Marrom.
 linha foi construída pela extinta São Paulo Railway (SPR), posteriormente Estrada de Ferro Santos-Jundiaí(EFSJ), tendo sido inaugurada em 16 de fevereiro de 1867. A linha é considerada "um dos marcos iniciais do desenvolvimento da cidade de São Paulo".[1] No início do século XX, graças à construção de várias estações intermediárias entre as originais da SPR, iniciou-se a circulação de trens de subúrbio, inicialmente até Pirituba. Na década de 1940 a linha seria eletrificada, mas continuou a prestar serviços com carros de madeira puxados por locomotivas até 1957, quando a Santos-Jundiaí adquiriu os primeiros TUEs da antiga série 101 (atual série 1100 da CPTM).
Em 1975 a linha passaria a ser administrada diretamente pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA), que desde 1957 tinha a Santos-Jundiaí como uma de suas subsidiárias. Em 1984 passou para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que herdou todo o serviço de trens metropolitanos da rede, serviço este que seria estadualizado em 1994, passando para as mãos da recém-fundada Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Em abril de 2010 a prefeitura de São Paulo anunciou uma operação urbana margeando a Linha 7, na tentativa de atrir investimentos para as regiões da Lapa e do Brás, atualmente ocupadas por diversos galpões e terrenos abandonados, as últimas grandes áreas ociosas da cidade. As regiões somam 135 mil moradores, mas a expectativa é de atrair quatrocentos mil novos ao longo dos vinte anos seguintes.
A Linha 7 atende a circulação entre as estações Luz e Jundiaí, passando pelos municípios de CaieirasFranco da Rocha,Francisco MoratoCampo Limpo Paulista e Várzea Paulista — estas duas últimas já fora da Região Metropolitana de São Paulo. O trajeto é feito em duas "pernas", com transferência livre emFrancisco Morato.
Esta sub-região metropolitana apresenta topografia muito acidentada (Serra dos Cristais), sendo que os núcleos urbanizados foram se localizando ao longo da ferrovia, como bairros dormitórios, devido a dificuldades locacionais para instalações industriais ou geradoras de emprego. Tem como ligação por rodovia de acesso, a SP-332, antiga ligação entre São Paulo e Campinas.
A linha até hoje possui estações originais da SPR, algumas com o prédio construído ainda no século XIX, como Caieiras, Perus e Jaraguá. Esta última é bastante curiosa, pois as duas plataformas existentes (uma para cada sentido) situam-se em pontos diferentes da linha e não uma em frente à outra, sendo separadas por uma passagem de nível. O trajeto também passa por um túnel (de duas galerias) entre as estações Francisco Morato e Botujuru.
Francisco Morato ↔ LuzJundiaí ↔ Francisco Morato
Extensão39 km21,5 km
Intervalo entre trens (pico)8 min20 min
Quantidade de estações135
Trens (hora pico)225
Tempo de percurso56 min25 min
Distância média entre estações3.247m5.381m
Oferta de lugares no pico14.2202.438
Velocidade máxima90 Km/h70 Km/h
Passagens em nível31

SIGLAESTAÇÃOMUNICÍPIOOBSERVAÇÕESMDU (05/2008)
LUZLUZSÃO PAULOINTEGRAÇÃO GRATUITA COM AS LINHAS 10-TURQUESA E 11-CORAL DA CPTM, E COM A LINHA 1-AZUL DOMETRÔ DE SÃO PAULO.127.431
BFUPALMEIRAS-BARRA FUNDASÃO PAULOINTEGRAÇÃO GRATUITA COM A LINHA 8-DIAMANTE DA CPTM E COM A LINHA 3-VERMELHA DO METRÔ DE SÃO PAULO. ACESSO AO TERMINAL RODOVIÁRIO DA BARRA FUNDA.136.235
ABRÁGUA BRANCASÃO PAULO7.287
LPALAPASÃO PAULO26.979
PQRPIQUERISÃO PAULO3.498
PRTPIRITUBASÃO PAULOPRÓXIMA AO TERMINAL PIRITUBA DA SPTRANS.10.484
VCLVILA CLARICESÃO PAULO2.707
JRGJARAGUÁSÃO PAULO13.661
???VILA AURORASÃO PAULOESTAÇÃO EM OBRAS[2]
PRUPERUSSÃO PAULO16.458
CAICAIEIRASCAIEIRAS9.452
FDRFRANCO DA ROCHAFRANCO DA ROCHA20.783
BFIBALTAZAR FIDÉLISFRANCO DA ROCHA8.277
FMOFRANCISCO MORATOFRANCISCO MORATOINTEGRAÇÃO GRATUITA COM A EXTENSÃO OPERACIONAL PARA JUNDIAÍ.34.101

Extensão operacional

SiglaEstaçãoMunicípioObservaçõesMDU (05/2008) 
FMOFrancisco MoratoFrancisco MoratoIntegração gratuita com o trecho principal da Linha 7-Rubi.34.101
BTJBotujuruCampo Limpo Paulista1.332
CLPCampo Limpo PaulistaCampo Limpo Paulista2.653
VPLVárzea PaulistaVárzea Paulista1.350
JUNJundiaíJundiaí5.112

MDU = média de passageiros embarcados por dia útil em cada estação, desde o início do ano. Nas estações com duas ou mais linhas o MDU representa a totalidade de passageiros embarcados na estação, sem levar em conta qual linha será utilizada pelo usuário.

TRENS QUE CIRCULAM NA LINHA 7:



Serie 1400
Serie 1100
Serie 1700
Serie 7000
Serie 1600
Estações:
ESTAÇÃO LUZ


Inauguração: 18 de Fevereiro de 1867
Endereço: Praça da Luz, 01, Luz, São Paulo.

Integração com as linhas 10 e 11 da CPTM, e a Linha 1 do Metrô.


ESTAÇÃO PALMEIRAS-BARRA FUNDA 

Inauguração: 18 de Dezembro de 1988
Endereço: Rua Mário de Andrade, 684, Barra Funda, São Paulo.

Integração gratuita com a linha 8 da CPTM, linha 3 do Metrô e ao Terminal Rodoviário.

ESTAÇÃO ÁGUA BRANCA

Inauguração: 16 de Fevereiro de 1867
Endereço: Avenida Santa Marina, s/nº, Água Branca, São Paulo

ESTAÇÃO LAPA

Inauguração: 23 de Janeiro de 2004
Endereço: Rua Willian Speers, s/nº, Lapa, São Paulo

ESTAÇÃO PIQUERI

Inauguração: 01 de Junho de 1960
Endereço: Rua José Peres Campelo, s/nº, Pirituba, São Paulo

ESTAÇÃO PIRITUBA

Inauguração: 01 de Fevereiro de 1885
Endereço: Rua dos Camarões, s/nº, Pirituba, São Paulo

ESTAÇÃO VILA CLARICE

Inauguração: 01 de Setembro de 1955
Endereço: Praça Comendador Souza Cruz, s/nº, Jaraguá, São Paulo

ESTAÇÃO JARAGUÁ

Inauguração: 01 de Outubro de 1890
Endereço: Estrada de Taipas, s/nº, Jaraguá, São Paulo

ESTAÇÃO PERUS

Inauguração: 16 de Fevereiro de 1867
Endereço:Av. Dr. Sílvio de Campos, s/nº, Perus, São Paulo

ESTAÇÃO CAIEIRAS

Inauguração: 01 de Julho de 1883
Endereço: Rodovia Tancredo Neves, Km 34, Caieiras

ESTAÇÃO FRANCO DA ROCHA

Inauguração: 01 de Fevereiro de 1888
Endereço: Rua Amália Cestine, s/nº, Centro, Franco da Rocha

ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS
Inauguração: 01 de Setembro de 1955
Endereço: Av. Galis, s/nº, Baltazar Fidélis, Franco da Rocha

ESTAÇÃO FRANCISCO MORATO

Inauguração: 16 de Fevereiro de 1867
Endereço: Rua Gerônimo Caetano Garcia, s/nº, Centro, Francisco Morato

ESTAÇÃO BOTUJURU

Inauguração: 17 de Setembro de 1908
Endereço: Rua Bela Vista, s/nº, Botujuru, Campo Limpo Paulista

ESTAÇÃO CAMPO LIMPO PAULISTA

Inauguração: 01 de Janeiro de 1881
Endereço: Rua Felice Pereira Pinto, s/nº, Centro, Campo Limpo Paulista

ESTAÇÃO VÁRZEA PAULISTA

Inauguração: 01 de Julho de 1897
Endereço: Rua Antonio Feres, s/nº, Centro, Várzea Paulista

ESTAÇÃO JUNDIAÍ

Inauguração: 16 de Fevereiro de 1867
Endereço: Avenida União dos Ferroviários, s/nº, Vila Ariens, Jundiaí




Imagens: Raul#Mafersa