A Linha 8 - Diamante da CPTM compreende o trecho definido entre as estações Júlio Prestes e Itapevi, com extensão operacional entre as estações Itapevi e Amador Bueno. Até março de 2008 denominava-se Linha B - Cinza.
A Linha 8 tem 35,28 quilômetros de extensão de Júlio Prestes a Itapevi e vinte estações, servindo a sub-região oeste da Região Metropolitana de São Paulo, composta pelos municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco, além de bairros a oeste da capital até a estação Júlio Prestes, no centro. Além de Itapevi, há um trecho de extensão operacional até Amador Bueno com 6,3 quilômetros.
A linha foi inaugurada em 1875 com o primeiro trecho da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, que ligava a atual Estação Júlio Prestes (ao lado da Estação da Luz, em São Paulo) a Sorocaba. Esta linha teve uma importância histórica muito grande, principalmente para o nascimento de cidades que margeavam a ferrovia, como Itapevi, Jandira, Mairinque e Osasco.
Em 1934 foram criados oficialmente os serviços de transporte suburbanos, nascidos "da expansão urbana experimentada por municípios como Osasco, Itapevi [e] Carapicuíba", segundo análise do jornal Folha de S. Paulo mais de quarenta anos depois. A linha seria eletrificada entre 1944 e 1945, época em que os serviços suburbanos já atingiam Amador Bueno. Entre as décadas de 1950 e 1960 a linha sofreu sua primeira reforma, tendo sido adquiridos em 1958 os TUE Kawasaki-Toshiba (atual série 4800 da CPTM). Esses trens, entretanto, sofreram um desgaste "fora do comum", e apenas sete anos depois o sistema já demandava ampliação. Enquanto em 1959 as linhas de subúrbio da Sorocabana transportaram cerca de dezesseis milhões de passageiros, doze anos depois esse número dobrou, com o sistema permanecendo praticamente igual.
Em 1971 a ferrovia passou a ser administrada pela nova estatal Ferrovia Paulista S.A. – FEPASA, que no final da década de 1970 e início da década de 1980 renomeou a linha como Linha Oeste promovendo uma completa reforma nos seus serviços de trens metropolitanos, reconstruindo todas as estações da linha (exceto Júlio Prestes) e ampliando a bitola de um metro para 1,60 metro entre Júlio Prestes e Itapevi, adquirindo os TUE Francorail-Cobrasma (atual série 5000 da CPTM) e reformando os TUE Toshiba usados na extensão entre Itapevi e Amador Bueno. Até agosto de 1998 os trens metropolitanos atenderam também as estações entre Amador Bueno e Mairinque, cruzando todo o município de São Roque, já fora da Região Metropolitana de São Paulo.
Em 1996 os serviços passaram às mãos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que unificou os serviços de trens metropolitanos da Grande São Paulo.
Das estações Júlio Prestes e Barra Funda, na capital, até Itapevi, com extensão operacional até Amador Bueno, nesse mesmo município; atende ainda Osasco, Carapicuíba, Barueri e Jandira.
Santa Rita, Cimenrita, Ambuitá e Amador Bueno são consideradas "paradas" e não "estações", pois não possuem qualquer infraestrutura interna, tais como agência de estação, bilheterias e outros serviços. O embarque nestas paradas é gratuito, sendo que os passageiros só pagam o valor da passagem se efetuarem a transferência para os trens que seguem para Júlio Prestes, em Itapevi.
A Linha 8 em sua articulação com a Linha 9 é estratégica na montagem de um bom sistema de transferência e integração modal. De Lapa a Barra Funda, as linhas 8 e 7 (que atende à sub-região noroeste da Região Metropolitana) seguem em faixas independentes, separadas por uma área ocupada em alguns trechos por edificações e equipamentos urbanos.
Neste ponto há a proposta de deslocar a Linha 8 para a atual faixa de domínio da linha 7, resultando na utilização, pelas duas linhas, de uma única estação na Lapa e na Água Branca, proporcionando melhor inserção urbana e liberando áreas para outros investimentos.
Características:
Júlio Prestes ↔ Itapevi | Itapevi ↔ Amador Bueno | |
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Extensão | 35,28 km | 6,33 km |
Intervalo entre trens (pico) | 7 min | 30 min |
Quantidade de estações | 20 | 4 |
Trens (hora pico) | 17 | 3 |
Tempo de percurso | 59 min | 21 min |
Distância média entre estações | 1.857m | 1.585m |
Oferta de lugares no pico | 24.240 | 1.402 |
Velocidade média operacional | 36 km/h | 18 km/h |
Passagens em nível | 2 | 3 |
Dados Técnicos das estações:
Sigla | Estação | Município | Observações | MDU (05/2008) |
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JPR | Júlio Prestes | São Paulo | 12.337 | |
BFU | Palmeiras-Barra Funda | São Paulo | Integração gratuita com a Linha 7-Rubi da CPTM, com a Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo e Acesso ao Terminal Rodoviário da Barra Funda. | 136.235 |
LAB | Lapa | São Paulo | Integração tarifada com o Terminal Lapa da SPTrans. | 19.866 |
DMO | Domingos de Moraes | São Paulo | 10.513 | |
ILE | Imperatriz Leopoldina | São Paulo | 15.863 | |
PAL | Presidente Altino | Osasco | Integração gratuita com a Linha 9-Esmeralda. | 7.861 |
OSA | Osasco | Osasco | Integração gratuita com a Linha 9-Esmeralda, acesso ao Terminal Rodoviário de Osasco. | 38.325 |
CSA | Comandante Sampaio | Osasco | 11.057 | |
QTU | Quitaúna | Osasco | 3.443 | |
GMC | General Miguel Costa(ex km 21) | Osasco | Acesso ao Terminal Urbano de ônibus do km 21 | 12.997 |
CPB | Carapicuíba | Carapicuíba | Acesso ao Terminal Urbano de ônibus de Carapicuíba. | 26.134 |
STE | Santa Terezinha | Carapicuíba | 1.065 | |
AJO | Antônio João | Barueri | 3.920 | |
BRU | Barueri | Barueri | Integração tarifada com o Terminal Intermunicipal de ônibus de Barueri. | 15.055 |
JBE | Jardim Belval | Barueri | 2.640 | |
JSI | Jardim Silveira | Barueri | Integração tarifada com o Terminal Intermunicipal de ônibus do Jardim Silveira. | 5.813 |
JDI | Jandira | Jandira | Acesso ao Terminal Intermunicipal de ônibus de Jandira. | 9.455 |
SCO | Sagrado Coração | Jandira | 2.054 | |
ECD | Engenheiro Cardoso | Itapevi | 5.079 | |
IPV | Itapevi | Itapevi | Integração gratuita com a extensão operacional para Amador Bueno. Cartão Benfácil da Benfica BBTT. | 24.624 |
MDU = média de passageiros embarcados por dia útil em cada estação, desde o início do ano. Nas estações com duas ou mais linhas o MDU representa a totalidade de passageiros embarcados na estação, sem levar em conta qual linha será utilizada pelo usuário.
Extensão Operacional
O trecho da extensão operacional atualmente está desativado para processo de modernização.
Sigla | Estação | Município | Observações |
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IPV | Itapevi | Itapevi | Modernização entregue em 1 de outubro de 2010 |
SRT | Parada Santa Rita | Itapevi | Parada Demolida |
CMR | Parada Cimenrita | Itapevi | Parada Demolida |
AMB | Parada Ambuitá | Itapevi | Parada Demolida |
ABU | Parada Amador Bueno | Itapevi | Parada Demolida |
Estações:
ESTAÇÃO JÚLIO PRESTES
Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Praça Júlio Prestes, 148, Bom Retiro, São Paulo
ESTAÇÃO PALMEIRAS-BARRA FUNDA
Inauguração: 18 de Dezembro de 1988
Endereço: Rua Mário de Andrade, 684, Barra Funda, São Paulo
Integração gratuita com a Linha 7 da CPTM, Linha 3 do Metrô e com o Terminal Rodoviário
ESTAÇÃO LAPA
Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Rua Guaicurus, 1438, Lapa, São Paulo
ESTAÇÃO DOMINGOS DE MORAES
Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Rua João Tibiriçá, s/nº, Vila Anastácio, São Paulo
ESTAÇÃO IMPERATRIZ LEOPOLDINA
Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Rua Major Paladino, 08, Vila Leopoldina, São Paulo
ESTAÇÃO PRESIDENTE ALTINO
Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Rua Abílio Mendes, 08, Presidente Altino, Osasco
Integração gratuita com a Linha 9 da CPTM
ESTAÇÃO OSASCO
Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Praça Antonio Menck, s/nº, Centro, Osasco
Integração gratuita com a Linha 9 da CPTM
ESTAÇÃO COMANDANTE SAMPAIO
Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço:Avenida Autonomista, 5100, Comandante Sampaio, Osasco
ESTAÇÃO QUITAÚNA
Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Praça A. R. Tavares, s/nº, Quitaúna, Osasco
ESTAÇÃO GENERAL MIGUEL COSTA
Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Avenida Autonomistas, s/nº, Vila Quitaúna, Osasco
ESTAÇÃO CARAPICUÍBA
Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Rua Max Zandron, s/nº, Centro, Carapicuíba
ESTAÇÃO SANTA TEREZINHA
Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Rua Dep. Emílio Carlos, 900, Santa Terezinha, Carapicuíba
ESTAÇÃO ANTONIO JOÃO
Inauguração: 25 de Novembro de 1982
Endereço: Parada Antonio João, 20, Antonio João, Barueri
ESTAÇÃO BARUERI
Inauguração: 05 de Novembro de 1982
Endereço: Praça São João Batista, 30, Centro, Barueri
ESTAÇÃO JARDIM BELVAL
Inauguração: 11 de Março de 1983
Endereço: Av. Grupo Bandeirantes, s/nº, Jardim Belval, Barueri
ESTAÇÃO JARDIM SILVEIRA
Inauguração: 11 de Março de 1982
Endereço:Rua Fernão Dias Paes Leme, s/nº, Jardim Silveira, Barueri
ESTAÇÃO JANDIRA
Inauguração: 11 de Março de 1983
Endereço: Rua João Balhesteiro, 50, Centro, Jandira
ESTAÇÃO SAGRADO CORAÇÃO
Inauguração: 20 de Fevereiro de 1987
Endereço: Rua Francisco José Longo, 402, Sagrado Coração, Jandira
ESTAÇÃO ENGENHEIRO CARDOSO
Inauguração: 20 de Fevereiro de 1987
Endereço: Rua Nelson F. Costa, s/nº. Engenheiro Cardoso, Itapevi
ESTAÇÃO ITAPEVI
Inauguração em: 11 de Março de 1983
Endereço: Rua Pires de Oliveira, 51, Centro, Itapevi
Trens:
Série 5000 |
Série 7000(empréstimo) |
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_8_da_CPTM
Imagens: Raul#Mafersa