
A linha, até hoje conhecida como "Variante do Poá", "Leste - Variante" ou simplesmente "Variante" (expressões que a diferenciava da chamada linha "Leste - Tronco", atual Linha 11), foi construída durante a década de 1920, embora só tivesse sido inaugurada em 1934 já oferecendo serviços suburbanos para bairros então considerados como "rurais", ao sul do Rio Tietê. Com o tempo, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista e Itaim Paulista, além da cidade deItaquaquecetuba, se tornaram localidades densamente habitadas, especialmente por uma população de renda mais baixa, o que sempre foi considerado como fator responsável pelo fato de a linha guardar, até hoje, o rótulo de "a linha mais problemática de trens metropolitanos em São Paulo".
A Variante foi eletrificada na segunda metade da década de 1950, embora os trens de subúrbios puxados por locomotivas a vapor tivessem resistido até o ano de 1963, o que aumentou a fama de precariedade da linha. Já na década de 1960, a linha operava com os trens unidade elétricos mais velhos da Central em São Paulo (os conhecidos série 100, originários do Rio de Janeiro, fabricados na década de 1930).
Em 1975, a linha passaria a ser administrada diretamente pela Rede Ferroviária Federal – RFFSA, que desde 1957tinha a Central do Brasil como uma de suas subsidiárias. Em 1984, passou para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, que herdou todo o serviço de trens metropolitanos da Rede. Em 1994, a linha foi estadualizada e passada às mãos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que atualmente está investindo na recuperação e modernização completa da linha, com a construção de novas estações e requalificação das antigas, no isolamento mais eficiente da faixa patrimonial (indispensável para a redução de acidentes e de vandalismos contra os trens), além de reformas na via permanente e em praticamente todo o material rodante.
Em 29 de janeiro de 2008 o governador José Serra inaugurou a estação USP Leste e a estação reconstruída deComendador Ermelino, obras que marcam o início da modernização e dinamização da Linha 12, bem como a entrega de trens reformados. Itaim Paulista (reconstruída) e Jardim Helena-Vila Mara foram entregues por sua vez em 28 de maio, com a presença do Governador José Serra e do Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. Em julho de 2008 foi entregue a estação Jardim Romano.
Dados Técnicos das Estações:
Sigla | Estação | Município | Integração |
---|---|---|---|
BAS | Brás | São Paulo | ![]() |
TAT | Tatuapé | São Paulo | ![]() |
EGO | Engenheiro Goulart | São Paulo | |
USL | USP Leste | São Paulo | |
ERM | Comendador Ermelino | São Paulo | |
SMP | São Miguel Paulista | São Paulo | |
JHE | Jardim Helena-Vila Mara | São Paulo | |
ITI | Itaim Paulista | São Paulo | |
JRO | Jardim Romano | São Paulo | |
EMF | Engenheiro Manoel Feio | Itaquaquecetuba | ![]() |
IQC | Itaquaquecetuba | Itaquaquecetuba | |
ARC | Aracaré | Itaquaquecetuba | |
CVN | Calmon Viana | Poá | ![]() |
ESTAÇÃO BRÁS
Inauguração: 16 de Fevereiro de 1867
Endereço: Praça Agente Cícero, s/nº, Brás, São Paulo
Integração gratuita com as linhas 10 e 11 da CPTM, e a Linha 3 do Metrô
ESTAÇÃO TATUAPÉ
Inauguração: 05 de Novembro de 1981
Endereço: Rua Catiguá, s/nº, Tatuapé, São Paulo
Integração gratuita com a Linha 11 da CPTM, e tarifada com a linha 3 do Metrô.
ESTAÇÃO ENGENHEIRO GOULART
Inauguração: 07 de Fevereiro de 1926
Endereço: Av. Dr. Assis Ribeiro, 169. Engº Goulart, São Paulo
ESTAÇÃO USP LESTE
Inauguração: 25 de Janeiro de 2008
Endereço: Av. Dr. Assis Ribeiro, 6081. Erm. Matarazzo, São Paulo
ESTAÇÃO COMENDADOR ERMELINO
Inauguração: 07 de Fevereiro de 1926
Endereço: Av. Dr. Assis Ribeiro, 8251. Erm. Matarazzo, São Paulo
ESTAÇÃO SÃO MIGUEL PAULISTA
Inauguração: 07 de Fevereiro de 1926
Endereço: Rua Salvador de Medeiros, 451. S.M.Paulista, São Paulo
ESTAÇÃO JARDIM HELENA - VILA MARA
Inauguração: 25 de Maio de 2008
Endereço: Rua São Gonçalo do Rio das Pedras, 1200. Vila Mara, São Paulo
ESTAÇÃO ITAIM PAULISTA
Inauguração: 07 de Fevereiro de 1926
Itaim Paulista, São PauloESTAÇÃO JARDIM ROMANO
Inauguração: 16 de Julho de 2008
ESTAÇÃO ENG. MANOEL FEIO
Inauguração: 07 de Fevereiro de 1926
ESTAÇÃO ITAQUAQUECETUBA
Inauguração: 07 de Fevereiro de 1926
Endereço: Rua Rio de Janeiro, s/nº. Aracaré, ItaquaquecetubaESTAÇÃO CALMON VIANA
Inauguração: 07 de Fevereiro de 1926
Endereço: Av. Brasil, s/nº. Calmon Viana, PoáIntegração com a linha 11-Coral da CPTM
Trens:
Série 1400 |
![]() |
Série 1600 |
Série 1600(frente remodelada conhecido como Tang) |
Série 4400 |
Série 5500 |
Série 5550 (5500 modernizado) |
Série 7000 |