
linha foi construída pela extinta São Paulo Railway (SPR), posteriormente Estrada de Ferro Santos-Jundiaí(EFSJ), tendo sido inaugurada em 16 de fevereiro de 1867. A linha é considerada "um dos marcos iniciais do desenvolvimento da cidade de São Paulo".[1] No início do século XX, graças à construção de várias estações intermediárias entre as originais da SPR, iniciou-se a circulação de trens de subúrbio, inicialmente até Pirituba. Na década de 1940 a linha seria eletrificada, mas continuou a prestar serviços com carros de madeira puxados por locomotivas até 1957, quando a Santos-Jundiaí adquiriu os primeiros TUEs da antiga série 101 (atual série 1100 da CPTM).
Em 1975 a linha passaria a ser administrada diretamente pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA), que desde 1957 tinha a Santos-Jundiaí como uma de suas subsidiárias. Em 1984 passou para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que herdou todo o serviço de trens metropolitanos da rede, serviço este que seria estadualizado em 1994, passando para as mãos da recém-fundada Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Em abril de 2010 a prefeitura de São Paulo anunciou uma operação urbana margeando a Linha 7, na tentativa de atrir investimentos para as regiões da Lapa e do Brás, atualmente ocupadas por diversos galpões e terrenos abandonados, as últimas grandes áreas ociosas da cidade. As regiões somam 135 mil moradores, mas a expectativa é de atrair quatrocentos mil novos ao longo dos vinte anos seguintes.
A Linha 7 atende a circulação entre as estações Luz e Jundiaí, passando pelos municípios de Caieiras, Franco da Rocha,Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista — estas duas últimas já fora da Região Metropolitana de São Paulo. O trajeto é feito em duas "pernas", com transferência livre emFrancisco Morato.
Esta sub-região metropolitana apresenta topografia muito acidentada (Serra dos Cristais), sendo que os núcleos urbanizados foram se localizando ao longo da ferrovia, como bairros dormitórios, devido a dificuldades locacionais para instalações industriais ou geradoras de emprego. Tem como ligação por rodovia de acesso, a SP-332, antiga ligação entre São Paulo e Campinas.
A linha até hoje possui estações originais da SPR, algumas com o prédio construído ainda no século XIX, como Caieiras, Perus e Jaraguá. Esta última é bastante curiosa, pois as duas plataformas existentes (uma para cada sentido) situam-se em pontos diferentes da linha e não uma em frente à outra, sendo separadas por uma passagem de nível. O trajeto também passa por um túnel (de duas galerias) entre as estações Francisco Morato e Botujuru.
Francisco Morato ↔ Luz | Jundiaí ↔ Francisco Morato | |
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Extensão | 39 km | 21,5 km |
Intervalo entre trens (pico) | 8 min | 20 min |
Quantidade de estações | 13 | 5 |
Trens (hora pico) | 22 | 5 |
Tempo de percurso | 56 min | 25 min |
Distância média entre estações | 3.247m | 5.381m |
Oferta de lugares no pico | 14.220 | 2.438 |
Velocidade máxima | 90 Km/h | 70 Km/h |
Passagens em nível | 3 | 1 |
SIGLA | ESTAÇÃO | MUNICÍPIO | OBSERVAÇÕES | MDU (05/2008) |
---|---|---|---|---|
LUZ | LUZ | SÃO PAULO | INTEGRAÇÃO GRATUITA COM AS LINHAS 10-TURQUESA E 11-CORAL DA CPTM, E COM A LINHA 1-AZUL DOMETRÔ DE SÃO PAULO. | 127.431 |
BFU | PALMEIRAS-BARRA FUNDA | SÃO PAULO | INTEGRAÇÃO GRATUITA COM A LINHA 8-DIAMANTE DA CPTM E COM A LINHA 3-VERMELHA DO METRÔ DE SÃO PAULO. ACESSO AO TERMINAL RODOVIÁRIO DA BARRA FUNDA. | 136.235 |
ABR | ÁGUA BRANCA | SÃO PAULO | 7.287 | |
LPA | LAPA | SÃO PAULO | 26.979 | |
PQR | PIQUERI | SÃO PAULO | 3.498 | |
PRT | PIRITUBA | SÃO PAULO | PRÓXIMA AO TERMINAL PIRITUBA DA SPTRANS. | 10.484 |
VCL | VILA CLARICE | SÃO PAULO | 2.707 | |
JRG | JARAGUÁ | SÃO PAULO | 13.661 | |
??? | VILA AURORA | SÃO PAULO | ESTAÇÃO EM OBRAS[2] | |
PRU | PERUS | SÃO PAULO | 16.458 | |
CAI | CAIEIRAS | CAIEIRAS | 9.452 | |
FDR | FRANCO DA ROCHA | FRANCO DA ROCHA | 20.783 | |
BFI | BALTAZAR FIDÉLIS | FRANCO DA ROCHA | 8.277 | |
FMO | FRANCISCO MORATO | FRANCISCO MORATO | INTEGRAÇÃO GRATUITA COM A EXTENSÃO OPERACIONAL PARA JUNDIAÍ. | 34.101 |
Extensão operacional
Sigla | Estação | Município | Observações | MDU (05/2008) |
---|---|---|---|---|
FMO | Francisco Morato | Francisco Morato | Integração gratuita com o trecho principal da Linha 7-Rubi. | 34.101 |
BTJ | Botujuru | Campo Limpo Paulista | 1.332 | |
CLP | Campo Limpo Paulista | Campo Limpo Paulista | 2.653 | |
VPL | Várzea Paulista | Várzea Paulista | 1.350 | |
JUN | Jundiaí | Jundiaí | 5.112 |
MDU = média de passageiros embarcados por dia útil em cada estação, desde o início do ano. Nas estações com duas ou mais linhas o MDU representa a totalidade de passageiros embarcados na estação, sem levar em conta qual linha será utilizada pelo usuário.
TRENS QUE CIRCULAM NA LINHA 7:
Serie 1400 |
Serie 1100 |
Serie 1700 |
Serie 7000 |
Serie 1600 |
ESTAÇÃO LUZ
Inauguração: 18 de Fevereiro de 1867
Inauguração: 18 de Fevereiro de 1867
Endereço: Praça da Luz, 01, Luz, São Paulo.
Integração com as linhas 10 e 11 da CPTM, e a Linha 1 do Metrô.
Integração com as linhas 10 e 11 da CPTM, e a Linha 1 do Metrô.
ESTAÇÃO PALMEIRAS-BARRA FUNDA
Inauguração: 18 de Dezembro de 1988
Endereço: Rua Mário de Andrade, 684, Barra Funda, São Paulo.
Inauguração: 18 de Dezembro de 1988
Endereço: Rua Mário de Andrade, 684, Barra Funda, São Paulo.
Integração gratuita com a linha 8 da CPTM, linha 3 do Metrô e ao Terminal Rodoviário.
ESTAÇÃO ÁGUA BRANCA
Inauguração: 16 de Fevereiro de 1867
Endereço: Avenida Santa Marina, s/nº, Água Branca, São Paulo
ESTAÇÃO LAPA
Inauguração: 23 de Janeiro de 2004
Endereço: Rua Willian Speers, s/nº, Lapa, São Paulo
ESTAÇÃO PIQUERI
Inauguração: 01 de Junho de 1960
Endereço: Rua José Peres Campelo, s/nº, Pirituba, São Paulo
ESTAÇÃO PIRITUBA
Inauguração: 01 de Fevereiro de 1885
Endereço: Rua dos Camarões, s/nº, Pirituba, São Paulo
ESTAÇÃO VILA CLARICE
Inauguração: 01 de Setembro de 1955
Endereço: Praça Comendador Souza Cruz, s/nº, Jaraguá, São Paulo
ESTAÇÃO JARAGUÁ
Inauguração: 01 de Outubro de 1890
Endereço: Estrada de Taipas, s/nº, Jaraguá, São Paulo
ESTAÇÃO PERUS
Inauguração: 16 de Fevereiro de 1867
Endereço:Av. Dr. Sílvio de Campos, s/nº, Perus, São Paulo
ESTAÇÃO CAIEIRAS
Inauguração: 01 de Julho de 1883
Endereço: Rodovia Tancredo Neves, Km 34, Caieiras
ESTAÇÃO FRANCO DA ROCHA
Inauguração: 01 de Fevereiro de 1888
Endereço: Rua Amália Cestine, s/nº, Centro, Franco da Rocha
ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS
Inauguração: 01 de Setembro de 1955
Endereço: Av. Galis, s/nº, Baltazar Fidélis, Franco da Rocha
ESTAÇÃO FRANCISCO MORATO
Inauguração: 16 de Fevereiro de 1867
Endereço: Rua Gerônimo Caetano Garcia, s/nº, Centro, Francisco Morato
ESTAÇÃO BOTUJURU
Inauguração: 17 de Setembro de 1908
Endereço: Rua Bela Vista, s/nº, Botujuru, Campo Limpo Paulista
ESTAÇÃO CAMPO LIMPO PAULISTA
Inauguração: 01 de Janeiro de 1881
Endereço: Rua Felice Pereira Pinto, s/nº, Centro, Campo Limpo Paulista
ESTAÇÃO VÁRZEA PAULISTA
Inauguração: 01 de Julho de 1897
Endereço: Rua Antonio Feres, s/nº, Centro, Várzea Paulista
ESTAÇÃO JUNDIAÍ
Inauguração: 16 de Fevereiro de 1867
Endereço: Avenida União dos Ferroviários, s/nº, Vila Ariens, Jundiaí