Foto O Estado de São Paulo |
Na época em entrevistas João Zaniboni o então gerente de operações disse que " temos que aprender com as fatalidades" somadas as palavras do secretario de transportes metropolitanos, Cláudio Senna disse "se o maquinista tivesse cumprido as normas não teria acontecido o acidente". Sendo assim atribuía-se a Osvaldo Pieruccini a culpa da tragédia alegando que ele não haveria ter cumprido os procedimentos operacionais de calçar o trem que estava parado, mas o trem deveria mesmo ser calçado e nesse caso não seria função do sistema de freios do trem? E vale ressaltar também a inexistência de calços no interior do trem para que se pudesse utilizar.
Quando houve os depoimentos o maquinista disse ter tentado parar o trem usando objetos de madeira em que tinha a sua volta e sem sucesso, fato logo mais contestado pela própria CPTM que alegou que não haveria resquícios de tais objetos ao redor do local derrubando a palavra do maquinista.
Tópicos do acidente:
- as 19:15 ocorre problemas no sistema de energia da linha A entre Perus e Jaraguá;
- circulação somente entre Perus - Francisco Morato e Pirituba - Brás;
- Acionado o Paese entre as estações Pirituba e Perus;
- Composição 1740 é evacuada, freada com freio de serviço, de estacionamento e calçada por maquinista e auxiliar em Jaraguá;
- 21h 15m, maquinista avisa ao CCO que o trem 1740;
- CCO tenta avisar a composição parada em Perus 1118 sobre a tragédia eminente;
- maquinista que tentou calçar a 1740 pediu a evacuação do 1118 sem sucesso;
- CCO por meio de descarriladeira tenta descarrilar composição sem sucesso;
- Ocorre a colisão dos trens resultando incialmente em 9 mortos e 48 feridos.
Serie 1100 semelhante ao 1118 |
Hoje em Diaaa....
A rotina segue normalmente, os trens 1700 receberam uma reforma onde os freios foram mudados, estação foi reconstruída nos moldes da antiga, demanda aumentou tornando a linha A em linha 7 Rubi uma das mais movimentadas do sistema e trens novos começaram a rodar junto dos 1100 e 1700. Onde muitos usuários passam por ali diariamente alguns lembram-se do sinistro e outros nem imaginam que algo tão terrível acontecera.
Serie 1700 semelhante ao 1740 |
Arnaldo A. Santos, 39 anos;
Daniele C. Vieira, 11 anos;
Elzo de Jesus Santos;
Leandro P. Bernardes, 20 anos;
Luiz F. Lima, 44 anos;
Paulo Martuchi, 60 anos;
Selmo Quintal, 24 anos;
Maria B. dos Santos.
Onde deixamos a nossa singela homenagem as vitimas e a seus familiares.
Recomendo também ver o video falando sobre o acidente
Texto: Raul Gomes
Informações: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rW0aBOQVuuw
Nenhum comentário:
Postar um comentário