Historia da CPTM (Cronologia)


1992

->A CPTM teve sua criação autorizada pela Lei nº 7.861, de 28 de maio de 1992, segundo a qual a nova companhia deveria assumir os sistemas de trens da Região Metropolitana de São Paulo, operados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU (Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo – STU/SP) e pela Ferrovia Paulista S/A – Fepasa, de forma a assegurar a continuidade e a melhoria dos serviços. Cenas de centenas de usuários pulando nas vias para passar de uma plataforma e outra, trens viajando de portas abertas e composições completamente depredadas eram bastante comuns. Neste ano, eram transportados diariamente 894 mil usuários.













1994

-> A CPTM assumiu a CBTU – STU/SP (atuais Linhas A/D e E/F) e começando a operar, efetivamente, em abril desse ano. Intervalos nos horários de pico, em algumas linhas, são de 20 minutos. A frota herdada pela companhia se encontrava bastante deteriorada, o que leva a implantação do primeiro programa de modernização das composições (PQMR), envolvendo mais de 500 carros. O número de passageiros transportados por dia cai para 800 mil.
 
Estação Luz - 1994
Estação Brás - 1994
Estação Brás - 1994
Estação Barra Funda - 1994


1996

-> A empresa assumiu a operação dos sistemas da Fepasa (atuais Linhas B/C). Trens partem com pingentes e surfistas. Para se ter uma idéia, neste ano, 29 pessoas morreram ao viajar penduradas, 351 ficaram feridas e 3.656 acabaram retirados das portas das composições. Já o número total de surfistas foi de 459, com 9 pessoas mortas. Total de usuários diários volta a subir: 835 mil.



 
Trem série 5000 - 1996
1998

-> Começaram as obras de dinamização na Linha C com o “Projeto Sul de Trens Metropolitanos”. Passageiros transportados caem novamente para 800 mil / dia. No ano seguinte, CPTM registra pior média: 766 mil usuários diários. Chegam da Espanha 48 trens(três carros) reformados. Começaram a operar, inicialmente na Linha E, mas foram removidos para as Linhas D e C devido a atos de vandalismo.
 
Mapa Linha C
Mapa Linha C
Trem série 2100
Estação Granja Julieta
2000

-> Início da operação Expresso Leste, com novos trens equipados com ar-condicionado, bancos anatômicos e música ambiente e quatro modernas estações: Corinthians-Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianazes. Média de usuários transportados retoma crescimento: 869 mil.

Média de usuários transportados retoma crescimento: 869 mil.
Trem série 2000 - Expresso Leste
Trem série 2000 - Expresso Leste
2001

-> Projeto Integração Centro - Desenvolvido pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), por intermédio da CPTM, abrange três estações da empresa, num trecho de 7 km: Brás, Luz e Barra Funda. O objetivo é facilitar o acesso da população ao eixo central da cidade. Companhia chega à marca de 1 milhão de usuários transportados / dia.

-> Linha 9 – Esmeralda (Projeto Sul 1ª fase - Dinamização) - Com 24 km de extensão, recebeu várias melhorias. Entraram em operação novas estações (Socorro, Granja Julieta, Morumbi, Berrini, Cidade Jardim, Hebraica-Rebouças e Vila Olímpia). Essas unidades juntaram-se a outras oito já existentes.
Estação Luz
Estação Luz
Estação Barra Funda
Estação Barra Funda
Estação Berrini
Estação Berrini
Estação Hebraica-Rebouças
Estação Hebraica-Rebouças
2002

-> A primeira etapa do Projeto Sul (1ª fase) - Dinamização da Linha 9 – Esmeralda e Construção da Linha 5 – Lilás terminou com a entrada em operação da Linha 5 - Lilás do Metrô. Essa linha construída pela CPTM tem 9,4 quilômetros de extensão, dos quais 7 quilômetros de vias elevadas, 800 metros de subterrâneas e 1,6 quilômetro de vias de superfície.
Estação Giovanni Gronchi Linha 5 Lilás
Estação Giovanni Gronchi Linha 5 Lilás
Ponte Estaiada - Estação Sto. Amaro - Linha 5 Lilás
Ponte Estaiada - Estação Sto. Amaro - Linha 5 Lilás
 
Ponte Estaiada - Estação Sto. Amaro - Linha 5 Lilás
Ponte Estaiada - Estação Sto. Amaro - Linha 5 Lilás
2003

-> Trens do Expresso Leste começaram a chegar até a Estação da Luz; antes paravam na Estação Brás.

-> Adotada Gestão Corporativa para Prestação de Serviço, modelo focado na melhoria os indicadores de desempenho que interferem na qualidade do transporte oferecido aos usuários.

Implantado sistema de monitoramento por 802 câmeras de CFTV nas 83 estações comerciais. A medida auxiliou na redução das ocorrências e na solução de vários casos policiais.
Trem série 2000
Trem série 2000
2004

-> Integração na Estação da Luz: início da integração gratuita no subsolo da Estação da Luz, beneficiando os usuários das linhas da CPTM e do Metrô.

-> Empresa deu início às obras de modernização das estações Osasco, Presidente Altino e Jurubatuba.

-> Inauguração da 1ª Estação Referência - projeto-modelo de estação, que prioriza a gestão para alcançar alto padrão na qualidade dos serviços. A primeira foi inaugurada em janeiro/04.
Estação Luz
Estação Luz
Interligação CPTM/Metrô
Interligação CPTM/Metrô

Estação Referência Lapa
Estação Referência Lapa

2005

-> Início da construção de três novas estações na Linha 12 – Safira: Jardim Helena, Jardim Romano e USP Leste, além de outras três estações na Linha 9 – Esmeralda: Autódromo, Interlagos e Grajaú.

-> Bilhete Único - Assinado convênio entre Estado e Município para viabilizar a implantação do Bilhete Único no sistema de transporte sobre trilhos, dentro da região metropolitana paulista. A parceria CPTM/Metrô/SPTrans foi iniciada com a implantação do Bilhete Único nas Linhas C da CPTM e na 2-Verde do Metrô.

-> Início do Programa Boa Viagem - o programa prevê investimento de R$ 388 milhões para a recuperação, reforma e modernização de 45 trens.

-> Começa processo de informatização das 83 estações em julho. Toneladas de papel impresso, formulários preenchidos à mão, lentidão na contabilização de passageiros, pedidos de bilhetes via malote, anotações em antiquados livros de registro passam a ser feitos eletronicamente.
Estação Jardim Romano
Estação Jardim Romano

Estação Autodromo
Estação Autodromo
Cartão do Bilhete Único
Cartão do Bilhete Único

Programa Boa viagem
Programa Boa viagem

2006

-> Inaugurado novo CCO (Centro de Controle Operacional) na Estação Brás, que unificará gradativamente o controle das seis linhas da CPTM.
 
CCO unificado - Brás
CCO unificado - Brás
2007

-> Número de passageiros transportados alcança a marca de 1,6 milhão, o dobro da média de 1999. Intervalos dos trens nos horários de pico são de seis minutos no Expresso Leste e Linha 9 – Esmeralda.

-> Extensão da Linha 9 – Esmeralda - As obras promoverão melhorias na zona Sul de São Paulo, região carente na área de transporte coletivo. Além de três novas estações, os moradores locais terão o viário modernizado, a construção de novas pontes e recuperação das já existentes, muros, calçadas e manutenção de árvores em todo o entorno das vias da CPTM, até Grajaú.

-> Modernização da Linha 12 – Safira – estão previstas várias intervenções em quatro anos, com investimento de R$ 1,2 bilhão até 2010. Além de melhorar os padrões de confiabilidade do sistema, as condições de acessibilidade, o conforto e segurança, o projeto possibilitará a redução dos intervalos entre os trens de 10 para 6 minutos nos horários de pico.

-> Trem de Guarulhos / Expresso Aeroporto – Em 27 de abril de 2007, a STM - Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos -  abre, em sessão pública, as propostas contendo os Estudos Técnicos, Econômicos e Financeiros do projeto, visando a elaboração de uma Parceria Público-Privada (PPP). A conclusão do projeto está prevista para 2010.

-> Trens revitalizados – O programa de modernização da frota envolve a reforma de 45 trens, até 2010. Desse total, 15 composições pertencem a Linha 12 – Safira, sendo que cinco totalmente revitalizadas já estão em circulação e uma outra está em fase de testes.

-> Novos trens - Também estão em fabricação 12 novos trens para a Linha 9 – Esmeralda, dos quais três têm entrega prevista até o final deste ano. Além disso, a CPTM já está licitando a compra de mais 40 trens dos quais 20 serão paras a Linha 12 – Safira, 16 para a Linha 7 – Rubi e 4 para a própria Linha 9 – Esmeralda.

-> Projeto Ciclista Cidadão, Implantada em fevereiro, a iniciativapermite o acesso de bicicletas nos trens aos sábados, domingos e feriados. Até setembro, mais de 10 mil ciclistas já aderiram ao programa.

-> Bilhete Fidelidade, Criado com o objetivo de beneficiar os usuários da CPTM e Metrô, o bilhete oferece desconto de R$ 4,00 na compra do lote de 20 passagens.

-> Bicicletários: A adoção deste serviço faz parte da estratégia da Secretaria de Transportes Metropolitanos de disseminá-los na capital e grande São Paulo. A CPTM revitalizará espaços desse tipo já existentes e construirá novas áreas, com unidades de mesmo padrão visual e de funcionamento. Atualmente, dois bicicletários estão em operação, obedecendo ao novo padrão: Pinheiros, com 90 vagas, e Itapevi, com 70.

-> Operação “Portas Fechadas” acaba com a circulação de trens com portas abertas na Linha 12 – Safira, a única do sistema que ainda persistia com o problema.

2008

-> A CPTM iniciou o ano de 2008 com inauguração de duas estações: USP-Leste e Comendador Ermelino na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana). Na ocasião, foram entregues mais três trens reformados, completando a reforma de 100% da frota de 15 composições que servem a linha.

-> As estações Autódromo e Jurubatuba, na antiga Linha C, atual Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), foram as primeiras do sistema sobre trilhos a receberem assentos preferenciais exclusivos para pessoas obesas. A medida atende à Lei Estadual nº 12.225, que determina a reserva de, no mínimo, duas poltronas especiais para pessoas obesas em transportes públicos, cinemas, teatros e casas de espetáculos.

-> Foi entregue na Linha 9-Esmeralda o primeiro dos  trens novos previstos no Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos. Com capacidade para 1.200 usuários, a nova composição (de quatro vagões) tem o que há de mais moderno em tecnologia metroferroviária no mundo. Além do design arrojado (interno e externo), a unidade conta com ar condicionado, bancos anatômicos e estofados, som ambiente e vidros com proteção aos raios ultravioleta, proporcionando mais conforto aos usuários.

-> Com o objetivo de reafirmar a decisão do governo de integrar a rede metroferroviária na Região Metropolitana de São Paulo, as linhas da CPTM ganharam novos nomes e cores, baseadas em pedras preciosas: a Linha A virou Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), a Linha B passou a ser Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), a Linha C se tornou Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), a Linha D virou Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), a Linha E passou a ser chamada Linha 11-Coral (Luz-Estudantes) e a Linha F se tornou Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana).

-> Os usuários da Estação Caieiras, na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), ganharam um local adequado, seguro e confortável para abrigar suas bicicletas gratuitamente com a inauguração de um bicicletário com 65 vagas.

-> Em abril, a CPTM entregou mais duas estações  na Linha 9 – Esmeralda: Primavera-Interlagos e Grajaú. As estações possuem arquitetura arrojada, acessibilidade irrestrita, com escadas rolantes, elevador, rampas e banheiros exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida, além de piso tátil de alerta e rota tátil, mapas táteis em braile e bicicletários

-> Os dois primeiros trens reformados entraram em operação no trecho Guaianazes-Estudantes, na Linha 11-Coral. Totalmente revitalizadas, as composições contribuem para melhorar as condições de conforto, segurança e confiabilidade aos usuários das cidades da Região do Alto Tietê atendidas pela linha 11.

-> A CPTM entregou mais duas estações modernizadas para a Linha 12-Safira: Itaím Paulista e Jardim Helena-Vila Mara em maio. Junto das estações USP Leste e Comendador Ermelino, a Linha 12-Safira, passou a contar com quatro estações com padrão de metrô de superfície: arquitetura arrojada, acessibilidade irrestrita, com escadas rolantes, elevador, rampas e banheiros exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida, além de piso tátil de alerta e rota tátil, mapas táteis em braile e bicicletários.

-> A CPTM implantou esquema especial de operação na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) para aumentar a oferta de lugares no período mais carregado do pico da manhã. A estratégia adotada consistiu em injetar trens vazios a partir de Grajaú e Osasco, reduzindo os intervalos de 7 para 3 e 4 minutos, em média, no trecho Socorro / Santo Amaro / Pinheiros, durante a circulação dos trens extras.

-> A CPTM lançou o programa Dirigente de Plantão. A iniciativa visa à melhoria da prestação de serviços, a partir da presença e ação direta nas estações. O objetivo é fazer com que funcionários administrativos ouçam e falem com os usuários e equipes operacionais, ampliando o conhecimento sobre o serviço prestado e a rotina das estações, além de reafirmar o compromisso de gestão com a qualidade do serviço oferecido. Na segunda semana de cada mês, diretores, gerentes, assessores de diretoria, chefes de assessoria, chefes de departamento e assistentes técnicos executivos complementam seu trabalho com um plantão nas estações.

-> A Estação Jardim Romano, na Linha 12-Safira, foi inaugurada em julho. Com arquitetura arrojada e totalmente acessível para pessoas com mobilidade reduzida, o local também dispõe de bicicletário gratuito, escadas rolantes, elevador, piso e rotas táteis, sistema automático para emissão de mensagens ao público, entre outros.

-> Ainda em 2008, foi apresentada a nova comunicação visual da CPTM: a cor institucional passou a ser vermelha e a logomarca foi redesenhada.
  
Estação Comendador Ermelino
Estação Comendador Ermelino

Estação Autódromo
Estação Autódromo
Estação Jurubatuba
Estação Jurubatuba
Trens Novos
Trens Novos Linha 9-Esmeralda

Trens Novos Linha 9-Esmeralda
Trens Novos Linha 9-Esmeralda

Bicicletário Estação Caieiras
Bicicletário Estação Caieiras

Estação Primavera-Interlagos
Estação Primavera-Interlagos

Estação Primavera-Interlagos
Estação Primavera-Interlagos

Trens Revitalizados Linha 11-Coral
Trens Revitalizados Linha 11-Coral

Trens Revitalizados Linha 11-Coral
Trens Revitalizados Linha 11-Coral

Estação Itaím Paulista
Estação Itaím Paulista
Estação Itaím Paulista
Estação Itaím Paulista
Dirigente de Plantão
Dirigente de Plantão
Estação Jardim Romano
Estação Jardim Romano

2009

-> Início da fabricação de 40 trens novos. Em 2009 também foi contratada a aquisição de 8 novos trens e de sistemas operacionais e de segurança.

-> Início de execução de obras de via permanente (readequação da infra e superestrutura, implantação de novos aparelhos de mudança de via e readequação da rede aérea).

-> Início da implantação de novos sistemas de sinalização ATO (Operação Automática de Trens) e CBTC (Controle de Trens Baseado em Telecomunicações), para toda a rede, com benefício para a segurança operacional e redução do intervalo entre trens, possibilitando conforto e rapidez a todos os usuários do sistema.

-> Início da ampliação dos sistemas de energia, com implantação do telecomando de energia, reforma e implantação de novas subestações elétricas, o que permitirá aumentar o número de trens em circulação.

-> Início das obras de reconstrução, readequação e adaptação para acessibilidade em 28 estações existentes. Concluídas obras de adaptação em 7 estações da Linha 9-Esmeralda e contratada a construção da nova estação Vila Aurora, na Linha 7 – Rubi, que atenderá 12 mil usuários por dia.

-> Vedação da faixa ferroviária, implantação de passarelas e construção de viaduto rodoviário em Caieiras.

-> Implantação de um novo Centro de Monitoramento da Segurança no CCO do Brás. Índices de ocorrências por milhão de passageiros transportados passaram de 3,0 em janeiro de 2009 para 0,7 em dezembro de 2009, beneficiando mais de 2 milhões de usuários diários.

-> Operação dos serviços de Expresso Turístico para Jundiaí e para Mogi das Cruzes. Em 2009, dois antigos carros de trens de longo percurso reformados pela CPTM, operando nos finais de semana.

-> Viagens diretas do Expresso Leste (Luz-Guaianazes) com destino a Mogi das Cruzes (Estudantes) e da Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morsato a Jundiaí).  Sem investimento em novos equipamentos, foram criados alguns horários de viagens diretas, sem o desconforto de baldeação em Guaianazes e Francisco Morato.

-> Operação “Embarque Melhor”, implantada nos horários de pico nas estações Tatuapé e Guaianazes, com resultados positivos na diminuição de conflitos no embarque, atendendo uma demanda de 45 mil usuários no pico da manhã.
Texto e imagens:
http://www.cptm.sp.gov.br/e_companhia/