quinta-feira, 5 de abril de 2012

Futuro Incerto.

Série 1700 Estação Jaraguá
A aproximadamente 25 anos atrás fabricados pela grande Mafersa entrava em operação um querido TUE muito famoso e de altíssima qualidade, seu desempenho excelente evidenciava o talento de sua fabricante e até hoje não é um TUE que deixa que o utiliza "na mão".

Sim só poderíamos estar falando dos trens da série 1700, que hoje são operados pela CPTM e circulam na linha 7 Rubi. Apesar de serem ótimos trens sabemos que a mesma operadora não tem dado os devidos cuidados a esse maravilhoso trem.Para quem utiliza a linha 7 seja lazer ou trabalho e dá a sorte de utilizar uma dessas belezinhas é difícil não reparar como estão judiados tanto interior como seu exterior. São janelas, paredes, piso, luminárias, enfim tudo em péssimo estado e como se não bastasse devido a equipamentos mecânicos já no bico urubu começam a dar problema por não serem substituídos por novos resultando em cada vez mais constantes avarias.


Serie 1700 proximo a Palmeiras Barra Funda

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos a CPTM vem passando por uma modernização mais intensa e numa certa frequência vemos obras e trens novos entrando em circulação, mas se vemos que a mesma não mantém seus trens antigos em bom estado quem dirá o seus novos trens?? A ideia a alguns anos atrás seria assim que fossem chegando os 20 trens novos encomendados a linha 7 fosse contratada a modernização dos trens da serie 1700.

Entretanto mais da metade desses trens foram desviados para a linha 9 Esmeralda por "necessidades operacionais" sobrando apenas 4 trens e como se não bastasse isso temos o trem problema da linha o serie 1100 já necessitando aposentadoria resultando em constantes as avarias do mesmo causando problemas a milhares de usuários. Com isso fica ao 1700 o papel de salvar a linha do colapso impedindo o mesmo de ser modernizado.

Interior Judiado do 1700
 (eu possuia mais fotos o problema é que nao encontrei)
Com suas constantes avarias e seu mal estado o temor de muitos é que os 1700 se tornem trens tao problemáticos como os serie 5000 da linha 8 que também sofriam do mesmo problema, só que não deram a minima atenção e quando pensaram em modernizá-lo já era tarde e milhões de reais que saíram dos nossos bolsos para a compra dos 5000 serão jogados fora com sua baixa.

O futuro dos trens 1700 se torna incerto pois não há visão de quando serã o modernizados e se serão ainda modernizados, o que nos leva a pensar seria um caso 5000 II?? A CPTM está apta mesmo a operar trens novos se não sabem nem cuidar de seus trens antigos??