A Linha 9 - Esmeralda da CPTM compreende o trecho da rede metropolitana definida entre as estações Osasco ↔ Grajaú. Foi criada sobre o antigo ramal de Jurubatuba da Estrada de Ferro Sorocabana. Até outubro de 2007 se chamava "Linha C - Celeste", mudando depois o nome para "Linha C - Esmeralda", nome que conservou até março de 2008.
A linha 9 estende-se por 32,8 quilômetros de Osasco a Grajaú, passando por dezoito estações. Faz a ligação da região sul do município de São Paulo com o município de Osasco, percorrendo ao longo de quase toda a extensão da marginal do rio Pinheiros.
A linha foi inaugurada, já eletrificada, em 1957 pela Estrada de Ferro Sorocabana como forma de encurtar a distância entre o centro da Capital e a descida da serra feita pela linha Mairinque-Santos daquela ferrovia. Os serviços de subúrbio se iniciaram na mesma época, partindo da estação Júlio Prestes e atingindo, em algumas épocas, a longínqua estação Evangelista de Souza, no extremo sul do Município de São Paulo, quase à beira da Serra do Mar. Os trens circulavam em via única e a maioria de suas estações não passavam de estruturas precárias.
Em 1971 foi incorporada à Ferrovia Paulista S.A. – FEPASA, que, no final de década de 1970, interrompeu os serviços suburbanos para a duplicação da via e o alargamento da bitola para 1,60 m. Em 1981 os serviços seriam reinaugurados, agora partindo de Osasco até Pinheiros, e em 1987 atingiram novamente a estação Jurubatuba. Em 1992 foi inaugurada uma extensão operacional até Varginha, de bitola 1,00 m, que circulou até 2001.
A partir de 1994 a linha passou a ser administrada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), sendo a Linha C - Celeste. Baseado em projeto originado ainda sob a administração da FEPASA, denominado "Dinamização da Linha Sul", a CPTM, em 1998, iniciou a re-estruturação da linha, construindo mais sete estações, seis delas entre a longa distância existente entre Pinheiros e Santo Amaro, caracterizando-a com padrão de metrô de superfície. Planejava-se então incorporá-la efetivamente à malha metroviária, passando a ser a Linha 9.
Em 1971 foi incorporada à Ferrovia Paulista S.A. – FEPASA, que, no final de década de 1970, interrompeu os serviços suburbanos para a duplicação da via e o alargamento da bitola para 1,60 m. Em 1981 os serviços seriam reinaugurados, agora partindo de Osasco até Pinheiros, e em 1987 atingiram novamente a estação Jurubatuba. Em 1992 foi inaugurada uma extensão operacional até Varginha, de bitola 1,00 m, que circulou até 2001.
A partir de 1994 a linha passou a ser administrada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), sendo a Linha C - Celeste. Baseado em projeto originado ainda sob a administração da FEPASA, denominado "Dinamização da Linha Sul", a CPTM, em 1998, iniciou a re-estruturação da linha, construindo mais sete estações, seis delas entre a longa distância existente entre Pinheiros e Santo Amaro, caracterizando-a com padrão de metrô de superfície. Planejava-se então incorporá-la efetivamente à malha metroviária, passando a ser a Linha 9.
Em praticamente todo o seu percurso, a linha margeia o Rio Pinheiros (de Ceasa até Santo Amaro) e o Canal do Jurubatuba (entre Santo Amaro e Jurubatuba), afastando - se do canal a partir do momento em que realiza o contorno ao lado do Aterro Sanitário para acessar a Ponte, atravessando o Canal do Jurubatuba, prosseguindo pelo antigo leito da ferrovia que chegava até o Litoral de São Paulo em Santos via Evangelista de Souza. Nesse trecho a linha atinge até o bairro do Grajaú. Possui duas estações localizadas no município de Osasco (Osasco e Presidente Altino) e as demais na Capital.
Osasco ↔ Grajaú | |
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Extensão | 31,8 km |
Intervalo entre trens (pico) | 6 min |
Quantidade de estações | 18 |
Trens (hora pico) | 20 (4 trens extras) = 24 |
Tempo de percurso | 53 min (aproximadamente) |
Distância média entre estações | 1.929m |
Oferta de lugares no pico | 9.345 |
Velocidade média operacional | 36 km/h |
Passagens em nível | 0 |
Sigla | Estação | Município | Observações | MDU (05/2008) |
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OSA | Osasco | Osasco | Integração gratuita com a Linha 8 da CPTM. | 38.325 |
PAL | Presidente Altino | Osasco | Integração gratuita com a Linha 8 da CPTM. | 7.861 |
CEA | Ceasa | São Paulo | Ceasa São Paulo | 3.621 |
JAG | Vila Lobos-Jaguaré | São Paulo | 5.514 | |
USP | Cidade Universitária | São Paulo | Integração gratuita via Ponte Orca com a estação Vila Madalena, da Linha 2 - Verde do Metrô de São Paulo. | 9.766 |
PIN | Pinheiros | São Paulo | Futura integração com a Linha 4 - Amarela do Metrô de São Paulo. | 5.663 |
REB | Hebraica-Rebouças | São Paulo | 12.960 | |
CJD | Cidade Jardim | São Paulo | 8.819 | |
VOL | Vila Olímpia | São Paulo | 11.971 | |
BRR | Berrini | São Paulo | Integração com o corredor de ônibus Diadema - Brooklin, da EMTU. | 10.142 |
MRB | Morumbi | São Paulo | 9.286 | |
GJT | Granja Julieta | São Paulo | 6.273 | |
SAM | Santo Amaro | São Paulo | Integração gratuita com a Linha 5 - Lilás do Metrô de São Paulo. | 33.744 |
SOC | Socorro | São Paulo | 6.713 | |
JUR | Jurubatuba | São Paulo | 7.917 | |
AUT | Autódromo | São Paulo | Autódromo de Interlagos. | 2.877 |
INT | Primavera-Interlagos | São Paulo | Chamava-se apenas Interlagos até 2007. | 4.408 |
GRA | Grajaú | São Paulo | Integração com o Terminal Grajaú da SPTrans. | 14.319 |
MDU = média de passageiros embarcados por dia útil em cada estação, desde o início do ano. Nas estações com duas ou mais linhas o MDU representa a totalidade de passageiros embarcados na estação, sem levar em conta qual linha será utilizada pelo usuário.
Estações:
ESTAÇÃO OSASCO
Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Praça Antonio Menck, s/nº, Centro, Osasco
Integração gratuita com a Linha 8 da CPTM
ESTAÇÃO PRESIDENTE ALTINO
Inauguração: 25 de Janeiro de 1979
Endereço: Rua Abílio Mendes, 08, Presidente Altino, Osasco
Integração gratuita com a Linha 8 da CPTM
Inauguração: 04 de Abril de 1981
Endereço: (indisponível)
ESTAÇÃO VILLA LOBOS - JAGUARÉ
Inauguração: 04 de Abril de 1981
Endereço: Av. das Nações Unidas, 2100 - Jaguaré, São Paulo
ESTAÇÃO CIDADE UNIVERSITÁRIA
Inauguração: 04 de Abril de 1981
Endereço: Av. das Nações Unidas, s/nº, Pinheiros, São Paulo
ESTAÇÃO PINHEIROS
Inauguração: 04 de Abril de 1981
Endereço: Av. das Nações Unidas, s/nº, Pinheiros, São Paulo
ESTAÇÃO HEBRAICA - REBOUÇAS
Inauguração: 14 de Junho de 2000
Endereço: Rua Ofélia, 255 - Pinheiros, São Paulo
ESTAÇÃO CIDADE JARDIM
Inauguração: 30 de Junho de 2000
Endereço: Av. das Nações Unidas, s/nº, Pinheiros, São Paulo
ESTAÇÃO VILA OLÍMPIA
Inauguração: 15 de Março de 2001
Endereço: Av. das Nações Unidas, s/nº, Itaim Bibi, São Paulo
ESTAÇÃO BERRINI
Inauguração: 14 de Junho de 2000
Endereço: Av. das Nações Unidas, 12771, Itaim Bibi, São Paulo
ESTAÇÃO MORUMBI
Inauguração: 30 de Junho de 2000
Endereço: Av. das Nações Unidas, 14171, Itaim Bibi, São Paulo
ESTAÇÃO GRANJA JULIETA
Inauguração: 04 de Maio de 2000
Endereço: Rua Alexandre Dumas, 4403, Chácara S. Antonio, SP
ESTAÇÃO SANTO AMARO
Inauguração: 27 de Janeiro de 1986
Endereço: Av. das Nações Unidas, s/nº. Jd. Promissão, São Paulo
Integração gratuita com a Linha 5-Lilás do Metrô
ESTAÇÃO SOCORRO
Inauguração: 04 de Maio de 2000
Endereço: Av. das Nações Unidas, s/nº. Jurubatuba, São Paulo
ESTAÇÃO JURUBATUBA
Inauguração: 14 de Março de 1987
Endereço: Rua Octales M. Ferreira, 391. Jurubatuba, São Paulo
ESTAÇÃO AUTÓDROMO
Inauguração: 18 de Outubro de 2007
Endereço: Rua Plínio Schmidt, 307. Jardim Marcel, São Paulo
ESTAÇÃO PRIMAVERA - INTERLAGOS
Inauguração: 21 de Abril de 2008
Endereço: Rua Jequirituba, 83. Cidade Dutra, São Paulo
ESTAÇÃO GRAJAÚ
Inauguração: 21 de Abril de 2008
Endereço: Rua Giovanni Bononcini, 77, Grajaú, São Paulo
Trens:
Série 7000(empréstimo) |
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Série 3000 |
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Série 2070 |