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A Linha 10 - Turquesa da CPTM compreende o trecho da rede metropolitana definida entre as estações Luz ↔ Rio Grande da Serra. Até Março de 2008, denominava-se Linha D - Bege.
A linha foi construída pela extinta São Paulo Railway, posteriormente Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, tendo sido inaugurada em 16 de fevereiro de 1867. No início do Século XX, graças à construção de várias estações intermediárias entre as originais da SPR, iniciou-se a circulação de trens de subúrbio, inicialmente até Mauá. Na década de 1940, a linha seria eletrificada, mas continuou a prestar serviços com carros de madeira puxados por locomotivas até1957, quando a Santos-Jundiaí adquiriu os primeiros TUEs Budd da antiga série 101 (atual série 1100 da CPTM).
Em 1975, a linha passaria a ser administrada diretamente pela Rede Ferroviária Federal – RFFSA, que desde 1957 tinha a Santos-Jundiaí como uma de suas subsidiárias. Em 1984, passou para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, que herdou todo o serviço de trens metropolitanos da Rede, serviço este que seria estadualizado em 1994, passando para as mãos da recém-fundada CPTM.
A linha contava com uma extensão operacional Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, passando pela estação Campo Grande. Antes de ser desativada, contava com 4 horários (2 de Rio Grande da Serra para Paranapiacaba e 2 de Paranapiacaba para Rio Grande da Serra) com trens muito antigos e depredados com raras vezes de um trem da linha 10 fazendo o trajeto Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, passando pela estação Campo Grande. Chegando ao fim em 2001 por falta de passageiros. Hoje o percurso entre as cidades é feita por ônibus.
Esta linha liga a região central de São Paulo até a região do ABC Paulista, cruzando a região sudeste do município de São Paulo e os municípios de São Caetano do Sul, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Dados Técnicos das Estações:Sigla | Estação | Município | Comentários | MDU (05/2008) |
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LUZ | Luz | São Paulo | Integração gratuita com a Linha 7, 11 e as linhas 1 e 4 do Metrô. Projetos futuros de Integração com a Linha 8 e Linha 14 - Ônix (Expresso Aeroporto). | 127.431 |
BAS | Brás | São Paulo | Integração gratuita com a linha 3 do Metrô e as linhas 11 e 12 da CPTM. Futuro Linha 14 - Onix (Expresso Aeroporto), futura linha 13 e futura integração com as linhas 7 e 8. | 144.419 |
MOC | Mooca | São Paulo | 7.094 | |
IPG | Ipiranga | São Paulo | Futura integração com o Expresso Tiradentes. | 10.387 |
TMD | Tamanduateí | São Paulo | Integração com a Linha 2 - Verde do Metrô. Futura integração com o VLT do ABC. | 9.461 |
SCT | São Caetano | São Caetano do Sul | Acesso ao Terminal Urbano e Rodoviário de São Caetano do Sul | 21.345 |
UTG | Utinga | Santo André | 7.529 | |
PSA | Prefeito Saladino | Santo André | Acesso ao Terminal Rodoviário de Santo André (TERSA) | 6.373 |
SAN | Prefeito Celso Daniel - Santo André | Santo André | Integração paga, com a EMTU. Chamava-se somente Santo André ate 2007 | 40.817 |
CPV | Capuava | Mauá | 5.056 | |
MAU | Mauá | Mauá | 36.447 | |
GPT | Guapituba | Mauá | 8.488 | |
RPI | Ribeirão Pires | Ribeirão Pires | 13.734 | |
RGS | Rio Grande da Serra | Rio Grande da Serra | Integração paga com ônibus para Paranapiacaba via Campo Grande (Viação Ribeirão Pires). | 7.655 |
ESTAÇÃO LUZ
Inauguração: 18 de Fevereiro de 1867
Endereço: Praça da Luz, 01, Luz, São Paulo
Integração gratuita com as linhas 7 e 11 da CPTM, e a Linha 1 do Metrô.
ESTAÇÃO BRÁS
Inauguração: 16 de Fevereiro de 1867
Endereço: Praça Agente Cícero, s/nº, Brás, São Paulo
Integração gratuita com as linhas 11 e 12 da CPTM, e a Linha 3 do Metrô
ESTAÇÃO MOOCA
Inauguração: 07 de Setembro de 1898
Endereço: Av. Presidente Wilson, 483, Mooca, São Paulo
ESTAÇÃO IPIRANGA
Inauguração: 01 de Abril de 1886
Endereço: Av. Presidente Wilson, 3473, Ipiranga, São Paulo
ESTAÇÃO TAMANDUATEÍ
Inauguração: 21 de Setembro de 2010
Endereço: Rua Vemag, 1000, Ipiranga, São Paulo
- Integração Gratuita com a Linha 2 Verde do Metrô
(seg. a sab. das 08h00 as 17h00)
- Acesso á Ponte Orca - Metrô Sacomã (Linha 2-Verde) - (seg a sab, das 04h as 08h00 e das 17h00 as 19h. Domingo não funciona)
ESTAÇÃO SÃO CAETANO
Inauguração: 01 de Maio de 1883
Endereço: Rua Serafim Constantino, 51, Centro, São Caetano do Sul
ESTAÇÃO UTINGA
Inauguração: 01 de Agosto de 1883
Endereço: Av. da Paz, s/nº, Utinga, Santo André
ESTAÇÃO PREFEITO SALADINO
Inauguração: 29 de Novembro de 1952
Endereço: Praça Armando Arruda, s/nº, Sta Terezinha, Santo André
Acesso ao terminal rodoviário interestadual.
ESTAÇÃO PREFEITO CELSO DANIEL
SANTO ANDRÉ
Inauguração: 16 de Fevereiro de 1867
Endereço: Rua Itambé, s/nº, Centro, Santo André
Acesso ao terminal rodoviário - EMTU
ESTAÇÃO CAPUAVA
Inauguração: 15 de Setembro de 1920
Endereço: Av. Pe. Manoel da Nóbrega, s/nº, Capuava, Mauá
ESTAÇÃO MAUÁ
Inauguração: 15 de Setembro de 1920
Endereço: Av. Rio Branco, s/nº, Centro, Mauá
ESTAÇÃO GUAPITUBA
Inauguração: 04 de Junho de 1983
Endereço: Av. Brasil, s/nº, Guapituba, Mauá
ESTAÇÃO RIBEIRÃO PIRES
Inauguração: 01 de Março de 1885
Endereço: Rua Capitão José Gallo, s/nº, Centro, Ribeirão Pires
ESTAÇÃO RIO GRANDE DA SERRA
Inauguração: 16 de Fevereiro de 1867
Endereço: Rua Guilherme Pinto Monteiro, s/nº, Centro, R.G. da Serra
MDU = média de passageiros embarcados por dia útil em cada estação, desde o início do ano. Nas estações com duas ou mais linhas o MDU representa a totalidade de passageiros embarcados na estação, sem levar em conta qual linha será utilizada pelo usuário.
A Região do Grande ABC será contemplada com um importante projeto para atender o grande movimento de passageiros nas estações São Caetano, Santo André e Mauá.
Trata-se do Expresso ABC, serviço em vias independentes do tráfego dos trens da Linha 10 que faria o percurso a partir do centro de São Paulo, obedecendo paradas na Luz e Brás, depois, somente em São Caetano e Santo André, prosseguindo até Mauá. Quando a Linha 2 do metro for implantada, a estação Tamanduatei fará esta nova conexão com o Expresso ABC e a Linha 10.
O total de investimentos para a Linha 10 até 2010 é de R$ 743 milhões, distribuídos em obras de modernização e acessibilidade de 12 estações, modernização e implantação da via permanente, sistemas de sinalização, energia e telecomunicações.
Serão adquiridos 10 novos trens, permitindo a redução dos intervalos no horário de pico de 8 para 6 minutos. Espera-se um aumento do número de usuários diários em todo o trecho de 260 mil para cerca de 500 mil pessoas, nos dois serviços (expresso e parador), bem como a redução do tempo de percurso entre Luz e Mauá, dos atuais 46 minutos para 23 minutos.
Benefícios Previstos:
Linha 10 - Turquesa Intervalo entre trens no horário de pico: de 10 para 6 minutos Oferta de lugares/hora/sentido: de 11 mil para 18 mil.
Expresso ABC - Intervalo entre trens: 8 minutos Oferta de lugares/hora/sentido: 15 mil
Serie 2100 |
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Serie 1100(reserva operacional) |
Imagens: Raul#Mafersa