| -> Operação “Portas Fechadas” acaba com a circulação de trens com portas abertas na Linha 12 – Safira, a única do sistema que ainda persistia com o problema.
2008 |
| -> A CPTM iniciou o ano de 2008 com inauguração de duas estações: USP-Leste e Comendador Ermelino na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana). Na ocasião, foram entregues mais três trens reformados, completando a reforma de 100% da frota de 15 composições que servem a linha. |
| -> As estações Autódromo e Jurubatuba, na antiga Linha C, atual Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), foram as primeiras do sistema sobre trilhos a receberem assentos preferenciais exclusivos para pessoas obesas. A medida atende à Lei Estadual nº 12.225, que determina a reserva de, no mínimo, duas poltronas especiais para pessoas obesas em transportes públicos, cinemas, teatros e casas de espetáculos. |
| -> Foi entregue na Linha 9-Esmeralda o primeiro dos trens novos previstos no Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos. Com capacidade para 1.200 usuários, a nova composição (de quatro vagões) tem o que há de mais moderno em tecnologia metroferroviária no mundo. Além do design arrojado (interno e externo), a unidade conta com ar condicionado, bancos anatômicos e estofados, som ambiente e vidros com proteção aos raios ultravioleta, proporcionando mais conforto aos usuários. |
| -> Com o objetivo de reafirmar a decisão do governo de integrar a rede metroferroviária na Região Metropolitana de São Paulo, as linhas da CPTM ganharam novos nomes e cores, baseadas em pedras preciosas: a Linha A virou Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), a Linha B passou a ser Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), a Linha C se tornou Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), a Linha D virou Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), a Linha E passou a ser chamada Linha 11-Coral (Luz-Estudantes) e a Linha F se tornou Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana). |
| -> Os usuários da Estação Caieiras, na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), ganharam um local adequado, seguro e confortável para abrigar suas bicicletas gratuitamente com a inauguração de um bicicletário com 65 vagas. |
| -> Em abril, a CPTM entregou mais duas estações na Linha 9 – Esmeralda: Primavera-Interlagos e Grajaú. As estações possuem arquitetura arrojada, acessibilidade irrestrita, com escadas rolantes, elevador, rampas e banheiros exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida, além de piso tátil de alerta e rota tátil, mapas táteis em braile e bicicletários |
| -> Os dois primeiros trens reformados entraram em operação no trecho Guaianazes-Estudantes, na Linha 11-Coral. Totalmente revitalizadas, as composições contribuem para melhorar as condições de conforto, segurança e confiabilidade aos usuários das cidades da Região do Alto Tietê atendidas pela linha 11. |
| -> A CPTM entregou mais duas estações modernizadas para a Linha 12-Safira: Itaím Paulista e Jardim Helena-Vila Mara em maio. Junto das estações USP Leste e Comendador Ermelino, a Linha 12-Safira, passou a contar com quatro estações com padrão de metrô de superfície: arquitetura arrojada, acessibilidade irrestrita, com escadas rolantes, elevador, rampas e banheiros exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida, além de piso tátil de alerta e rota tátil, mapas táteis em braile e bicicletários. |
| -> A CPTM implantou esquema especial de operação na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) para aumentar a oferta de lugares no período mais carregado do pico da manhã. A estratégia adotada consistiu em injetar trens vazios a partir de Grajaú e Osasco, reduzindo os intervalos de 7 para 3 e 4 minutos, em média, no trecho Socorro / Santo Amaro / Pinheiros, durante a circulação dos trens extras. |
| -> A CPTM lançou o programa Dirigente de Plantão. A iniciativa visa à melhoria da prestação de serviços, a partir da presença e ação direta nas estações. O objetivo é fazer com que funcionários administrativos ouçam e falem com os usuários e equipes operacionais, ampliando o conhecimento sobre o serviço prestado e a rotina das estações, além de reafirmar o compromisso de gestão com a qualidade do serviço oferecido. Na segunda semana de cada mês, diretores, gerentes, assessores de diretoria, chefes de assessoria, chefes de departamento e assistentes técnicos executivos complementam seu trabalho com um plantão nas estações. |
| -> A Estação Jardim Romano, na Linha 12-Safira, foi inaugurada em julho. Com arquitetura arrojada e totalmente acessível para pessoas com mobilidade reduzida, o local também dispõe de bicicletário gratuito, escadas rolantes, elevador, piso e rotas táteis, sistema automático para emissão de mensagens ao público, entre outros. |
| -> Ainda em 2008, foi apresentada a nova comunicação visual da CPTM: a cor institucional passou a ser vermelha e a logomarca foi redesenhada. |
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 Estação Autódromo  Estação Jurubatuba  Trens Novos Linha 9-Esmeralda
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2009 |
| -> Início da fabricação de 40 trens novos. Em 2009 também foi contratada a aquisição de 8 novos trens e de sistemas operacionais e de segurança. |
| -> Início de execução de obras de via permanente (readequação da infra e superestrutura, implantação de novos aparelhos de mudança de via e readequação da rede aérea). |
| -> Início da implantação de novos sistemas de sinalização ATO (Operação Automática de Trens) e CBTC (Controle de Trens Baseado em Telecomunicações), para toda a rede, com benefício para a segurança operacional e redução do intervalo entre trens, possibilitando conforto e rapidez a todos os usuários do sistema. |
| -> Início da ampliação dos sistemas de energia, com implantação do telecomando de energia, reforma e implantação de novas subestações elétricas, o que permitirá aumentar o número de trens em circulação. |
| -> Início das obras de reconstrução, readequação e adaptação para acessibilidade em 28 estações existentes. Concluídas obras de adaptação em 7 estações da Linha 9-Esmeralda e contratada a construção da nova estação Vila Aurora, na Linha 7 – Rubi, que atenderá 12 mil usuários por dia. |
| -> Vedação da faixa ferroviária, implantação de passarelas e construção de viaduto rodoviário em Caieiras. |
| -> Implantação de um novo Centro de Monitoramento da Segurança no CCO do Brás. Índices de ocorrências por milhão de passageiros transportados passaram de 3,0 em janeiro de 2009 para 0,7 em dezembro de 2009, beneficiando mais de 2 milhões de usuários diários. |
| -> Operação dos serviços de Expresso Turístico para Jundiaí e para Mogi das Cruzes. Em 2009, dois antigos carros de trens de longo percurso reformados pela CPTM, operando nos finais de semana. |
| -> Viagens diretas do Expresso Leste (Luz-Guaianazes) com destino a Mogi das Cruzes (Estudantes) e da Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morsato a Jundiaí). Sem investimento em novos equipamentos, foram criados alguns horários de viagens diretas, sem o desconforto de baldeação em Guaianazes e Francisco Morato. |
| -> Operação “Embarque Melhor”, implantada nos horários de pico nas estações Tatuapé e Guaianazes, com resultados positivos na diminuição de conflitos no embarque, atendendo uma demanda de 45 mil usuários no pico da manhã. |
Texto e imagens: |