sábado, 28 de julho de 2012

12 anos do maior acidente de trem da história da CPTM

Olá meus caros visitantes, hoje completam-se exatamente 12 Anos do maior acidente de trem que houve durante a Administração da CPTM, o acidente de Perus.


Foto O Estado de São Paulo
Mais tarde do mesmo dia inicia-se a catástrofe, o trem 1740(série 1700) acaba perdendo os freios e começa a locomover-se pois o trecho é em rampa até a estação Perus. Enquanto o trem descia o trecho que tem a diferença de altura de aproximadamente 65 metros e uma distancia 5,5 km e a velocidade aproximada de 70 km/h, ao saber disso o centro de controle operacional da  CPTM tentou comunicar-se com a composição parada em Perus a 1118(serie 1100) que estava impossibilitada de partir por falta de energia avisando que deveriam evacuá-la pois havia um trem desgovernado em sua cauda. Logo mais ocorre a tragédia o 1740 atinge violentamente a traseira do 1118 resultando na morte de 9 pessoas e deixando cerca de 115 feridas.

Na época em entrevistas João Zaniboni o então gerente de operações disse que " temos que aprender com as fatalidades" somadas as palavras do secretario de transportes metropolitanos, Cláudio Senna disse "se o maquinista tivesse cumprido as normas não teria acontecido o acidente". Sendo assim atribuía-se  a Osvaldo Pieruccini a culpa da tragédia alegando que ele não haveria ter cumprido os procedimentos operacionais de calçar o trem que estava parado, mas o trem deveria mesmo ser calçado e nesse caso não seria função do sistema de freios do trem? E vale ressaltar também a inexistência de calços no interior do trem para que se pudesse utilizar.

Quando houve os depoimentos o maquinista disse ter tentado parar o trem usando objetos de madeira em que tinha a sua volta e sem sucesso, fato logo mais contestado pela própria CPTM que alegou que não haveria resquícios de tais objetos ao redor do local derrubando a palavra do maquinista.






           Tópicos do acidente:



  • as 19:15 ocorre problemas no sistema de energia da linha A entre Perus e Jaraguá;
  • circulação somente entre Perus - Francisco Morato e Pirituba - Brás;
  • Acionado o Paese entre as estações Pirituba e Perus;
  • Composição 1740 é evacuada, freada com freio de serviço, de estacionamento e calçada por maquinista e auxiliar em Jaraguá;
  • 21h 15m, maquinista avisa ao CCO que o trem 1740;
  • CCO tenta avisar a composição parada em Perus 1118 sobre a tragédia eminente;
  • maquinista que tentou calçar a 1740 pediu a evacuação do 1118 sem sucesso;
  • CCO por meio de descarriladeira tenta descarrilar composição sem sucesso;
  • Ocorre a colisão dos trens resultando incialmente em 9 mortos e 48 feridos.
Infelizmente foi necessário uma tragédia para evidenciar os perigos de uma falha no projeto do serie 1700, onde o freio não era tão confiável sendo que em 1995 um trem 1700 rodou desgovernada entre Vila Clarice e Piqueri. A manutenção do sistema de energia era precária e o secretario da época culpou a CPTM, mas esqueceu-se que ela deveria receber investimentos do estado fato que só fora corrigido com medidas cautelares mais frequentes.
Serie 1100 semelhante ao 1118

Hoje em Diaaa....

A rotina segue normalmente, os trens 1700 receberam uma reforma onde os freios foram mudados, estação foi reconstruída nos moldes da antiga, demanda aumentou tornando a linha A em linha 7 Rubi uma das mais movimentadas do sistema e trens novos começaram a rodar junto dos 1100 e 1700. Onde muitos usuários passam por ali diariamente alguns lembram-se do sinistro e outros nem imaginam que algo tão terrível acontecera.


Serie 1700 semelhante ao 1740
Os trens envolvidos no acidente foram baixados, e ceifaram as vidas de:

Arnaldo A. Santos, 39 anos;
Daniele C. Vieira, 11 anos;
Elzo de Jesus Santos;
Leandro P. Bernardes, 20 anos;
Luiz F. Lima, 44 anos;
Paulo Martuchi, 60 anos;
Selmo Quintal, 24 anos;
Maria B. dos Santos.

Onde deixamos a nossa singela homenagem as vitimas e a seus familiares.

Recomendo também ver o video falando sobre o acidente




Texto: Raul Gomes
Informações: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rW0aBOQVuuw